Atividades Mentais (Psicossocial)

É de extrema importância que, junto com a saúde física, a Comunidade Vida Nova trate da saúde mental do dependente. São os atendimentos individuais realizados pelo psicólogo que ajudam a encontrar e solucionar as causas e os fatores que desencadearam os problemas de uso abusivo de substancias psicoativas do dependente. O psicólogo também cria um vinculo com o residente, o que é de grande valia, pois dessa forma é dada a eficácia ao seu tratamento.
É feito o uso da filosofia dos 12 passos, que consiste na ajuda mutua por meio de reuniões de grupos realizados por membros do NA e AA – narcóticos anônimos e Alcoólicos anônimos- além de voluntários especializados na área.
É utilizado, também, palestras ministradas por voluntários cujo conhecimento a respeito da dependência seja relevante, e que saibam tratar de assuntos relacionados à família, amigos, dentre outros.
Os atendimentos em grupo realizados pelo psicólogo da Entidade também se fazem presentes na Comunidade Vida Nova como forma de tratamento. É feita a exibição filmes educativos, o debate sobre ele e a reflexão dos residentes como última etapa da atividade. Sempre que possível, também é realizada dinâmicas de grupo que foquem o quadro dos dependentes em recuperação e o quão melhor está sendo sua recuperação em vista da forma de vida que levavam.